A DIDÁTICA E A TOMADA DE POSTURA


“No hay otra  elección que comprometerse”

Já não se põe ênfase em ajudar os estudantes a “ler” o mundo de maneira crítica, se põe a ajudar os estudantes a “dominar” as ferramentas da leitura. 
O ensino não é só o que ocorre na aula. A compreensão dos processos de ensino aprendizagem não se esgotam na análise e compreensão dos acontecimentos da aula. De um lado as prescrições curriculares, os modos de organização da escola, sua estrutura administrativa, a legislação, a organização espaço-temporal, as condições físicas e materiais etc., condicionam as práticas escolares de tal modo que situam mais além das decisões e intenções pessoais dos participantes que possam ocorrer nas aulas. Impondo suas restrições  à capacidade de atuação autônoma.
Todos estes – o currículo, os modos de organização, a legislação, a estrutura administrativa, e as formas de consciência dos participantes – constituem os meios, as conexões da aula com as estruturas sociais. Isto quer dizer que, no campo da Didática os processos de ensino-aprendizagem só tem sentido se estudados em relação a estrutura social externa, isto é, através da compreensão dos processos de intercâmbio que se sucedem  na aula em relação a toda série de variáveis e elementos mencionados e pelo exterior nos coloque em classe. 

Blog Widget by LinkWithin

0 comentários:

Postar um comentário

O que achou ?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O Blog...

Esperamos brindar nossos leitores e seguidores com discussões atraentes, divertidas, mas, sobretudo, muito comprometidas sobre como as pessoas lidam com o eterno e contínuo desafio de estarem e viverem juntas.
Boa viajem!

Faça seu Login!




Postagens

Os Leitores Gostaram Mais de:

Qual nota você daria ao BLOG?

Total de visualizações de página

Seguidores