O QUE É A DIDÁTICA?


Dentre muitas considerações que poderíamos fazer sobre tal tema, o que talvez melhor o defina seja que a Didática é a Ciência do Ensino.
Segundo Contreras, é natural que um especialista queira sistematizar sua disciplina e saber quais conhecimentos foram produzidos nesta sua área e quais não. Lembra ainda, que em algumas áreas do conhecimento, as fronteiras que as delimitam são mais claras como é o caso das ciências físicas.
Este é um dos problemas que enfrentamos no momento de definirmos o que é a Didática: a dificuldade em tornar claro qual a sua referência. Em certos casos, especialistas seguem avançando em seus estudos sem uma necessidade de definir tais fronteiras.
Entretanto surge uma necessidade de conceituação para que possamos reconhecer as situações que sejam próprias do trato de tal disciplina, embora mais importante que defini-la formalmente é saber do que se ocupa e com o que é que se preocupa, a Didática, que características e consequencias têm essas (pré)ocupações e que em quais circunstâncias e com quais compromissos tem que desenvolver seu trabalho.
Mas não se trata de uma questão axiomática.
Certamente poder-se-ia dizer que a Didática é a ciência do ensino, porem isso seria insuficiente e confuso.
O que está claro é que a Didática se ocupa dos processos de ensino-aprendizagem.
Dentre suas características destaca-se que o ensino é uma atividade humana que compromete moralmente quem dele participa (o ensino é uma atividade humana em que umas pessoas exercem influência sobre outras, e que tal influência denota uma relação de poder e autoridade entre professor e alunos, assim, não podemos interpretar as práticas educativas, que são práticas morais, sem adotar uma rubrica ética).
Em segundo lugar, o ensino é uma prática social, isto quer dizer que responde a necessidades, funções e determinações que estão além das intenções e previsões individuais de seus atores diretos, necessitando atender as estruturas sociais e a seu funcionamento para atingir seu sentido total – é importante tentar compreender a estrutura social da aula como produto de um contexto simbólico e as circunstâncias materiais.
A Didática é a disciplina que explica os processos de ensino-aprendizagem para propor sua realização conseqüente com as finalidades educativas.
O progresso científico da Didática se fundamenta na relação dialética da interação e interpenetração de suas dimensões explicativa e projetiva.
O que justifica o aprofundamento da compreensão do ensino é gerar novas propostas de ensino, evitar um teoricismo errático e não guiado por um compromisso ético, educativo. 

Blog Widget by LinkWithin

0 comentários:

Postar um comentário

O que achou ?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O Blog...

Esperamos brindar nossos leitores e seguidores com discussões atraentes, divertidas, mas, sobretudo, muito comprometidas sobre como as pessoas lidam com o eterno e contínuo desafio de estarem e viverem juntas.
Boa viajem!

Faça seu Login!




Postagens

Os Leitores Gostaram Mais de:

Qual nota você daria ao BLOG?

Total de visualizações de página

Seguidores